WhatsApp Button
Fale Conosco pelo WhatsApp
Scroll Top

Por que devemos mastigar dos dois lados?

mastigacao
Por que devemos mastigar dos dois lados?
A importância da mastigação bilateral

Quando se fala em mastigar dos dois lados, parece algo óbvio, não é mesmo? Jogar o alimento de um lado para o outro da boca mastigando continuamente até que seja possível engolir. Mas para algumas pessoas não é tão simples assim. E são essas pessoas que normalmente precisam da ajuda do fonoaudiólogo para executar essa função.

E por que realizá-la dessa forma é tão importante?

No processo de digestão, a mastigação é o primeiro passo. É durante esse processo que o alimento será triturado, umidificado e transformado em uma massa para depois ser digerido. Caso a mastigação não seja realizada adequadamente, os pedaços não triturados podem gerar entalo ou engasgos. Além disso, a digestão pode se tornar difícil, pois quanto maior o tamanho do alimento, mais difícil a ação das enzimas digestivas.

Além disso, a mesma musculatura que está envolvida no processo de mastigação também está envolvida na fala e na estética da face.

Sendo assim, uma mastigação que aconteça somente de um lado, ou mais de um lado que do outro, pode ocasionar alterações: na produção dos sons da fala, na força desses músculos (que ficarão mais fortes do lado que se mastiga mais e menos fortes do outro lado), na harmonia da face (pois o lado em que os músculos estão mais fortes terá uma pele mais firme e viçosa, enquanto do outro lado teremos uma pele flácida propensa a marcas de expressão).

Sabendo então da importância da mastigação bilateral para a digestão, fala e estética facial, é importante entender que existem vários motivos para a mastigação unilateral, dentre eles: ausência de dentes, próteses dentárias mal adaptadas, dores na região da articulação temporomandibular, incômodo dentário devido a sensibilidade ou mal estado do dente. Em caso de alguma dessas alterações, é importante consultar um dentista e, em seguida, um fonoaudiólogo, pois às vezes retirar a causa não facilita a remoção do hábito.

Caso não haja nenhuma alteração a ser tratada, seguem algumas dicas para uma mastigação bilateral de sucesso:

  • Coloque na boca alimento suficiente para conseguir mastigar sem esforço;
  • Morda os alimentos com os incisivos (dentes da frente);
  • Não permita que os lábios se abram durante a mastigação;
  • Faça movimentos com a língua levando o alimento de um lado para o outro;
  • Quebre todos os pedaços dos alimentos usando a força dos molares (dentes do fundo);
  • Alterne o lado que começa a mastigação. Se na primeira garfada começou jogando para o lado esquerdo, na segunda jogue para o direito.

Realizando esse processo com frequência, logo virará hábito e a musculatura que necessitava de força ficará com tônus adequado, melhorando os aspectos que antes se encontravam alterados, propiciando uma digestão melhor, fala mais articulada e uma face mais harmônica e jovial.

O acompanhamento com um profissional é sempre importante, pois ele poderá avaliar a necessidade de cada indivíduo e indicar o melhor tratamento para obtenção de resultados mais efetivos.

Comentários (1)

Interessante esse artigo. Gostei muito!

Deixe um comentário